Inovação A Inovação Tecnológica se beneficia de novas descobertas científicas em pesquisa básica, com o desenvolvimento de novos produtos, surgimento de empresas start-ups e colaborando com outras existentes

Reabilitação Robótica

O Grupo de Mecatrônica tem como meta desenvolver formas amigáveis e úteis de interação de maquinas com seus usuários e também com o meio externo.

Dentro deste contexto, o grupo desenvolve pesquisas na área de reabilitação auxiliada por robôs, onde a proximidade das máquinas com os seus usuários médicos, terapeutas e pacientes representa uma característica marcante. No caso especifico dos pacientes, estes usuários vestem os robôs. Este tipo de aplicações impõem requisitos de desempenho, comportamento cooperativo,  confiabilidade, segurança e proteção que transcendem os robôs industriais disponíveis atualmente. Ao mesmo tempo, estes sistemas exigem a criação de novos métodos para avaliar justamente o cumprimento destes requisitos.

Cria-se assim uma ponte para interação com as pequisas básicas. Ao mesmo tempo que desenvolvemos novas versões de robôs para reabilitação dos membros superiores e inferiores, aplicamos câmeras térmicas ( só para citar um exemplo) para avaliar o nível motivacional do paciente de maneira quantitativa. Trabalhamos também na criação de novos dispositivos de medida baseados em soluções óticas alternativas e imagens para avaliar de forma não subjetiva a evoluçao de pacientes submetidos a processos de reabilitação.