Óptica Aplicada a Agricultura e Meio Ambiente

O agronegócio é uma atividade extremamente importante para a economia brasileira. O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio em 2014 representou 23,0% do PIB total da economia brasileira. Isso significa que R$ 1,1 trilhão das riquezas produzidas no País vieram da agricultura e da pecuária. Apesar deste bom desempenho, é um consenso no setor que muito ainda pode ser melhorado através do aporte de tecnologias que ajudem o aumento de produtividade e redução de impactos ambientais.

A agricultura de precisão vem se fortalecendo nos últimos anos, não apenas por aspectos econômicos, mas também por aspectos ambientais. Essa área da ciência preconiza que a gestão da produção agrícola considere a heterogeneidade das condições do campo e, consequentemente, da variabilidade espacial e temporal do sistema produtivo. Dessa forma, a aplicação racional de insumos, além de gerar economia para o produtor, é ambientalmente mais sustentável. Entretanto, para que seja possível mapear condições de solo, produtividade e infestação de doenças, além de sistemas georreferenciados, o desenvolvimento de instrumentação específica para cada um desses fatores torna-se imprescindível. Além disso, o monitoramento ambiental também tem demandado novas ferramentas que permitam o acompanhamento em tempo real para que se possam fazer intervenções rápidas visando à mitigação de impactos ambientais.

No Laboratório de Óptica e Fotônica da Embrapa Instrumentação, filiado ao CEPOF, estuda-se as propriedades ópticas de materiais de interesse do agronegócio para disponibilizar novas ferramentas tecnológicas ao sistema produtivo. O foco dessa linha de pesquisa são principalmente o desenvolvimento de métodos, protocolos e equipamentos para uso em campo passíveis de serem embarcados e viabilizar o mapeamento de grandes setores agrícolas. Atualmente, o laboratório aplica o uso dessas técnicas para a análise de solos, fertilizantes, água e para o diagnóstico precoce de doenças em plantas, especialmente em citros e soja.

Equipe da Embrapa envolvida nas pesquisas relacionadas à Óptica Aplicada a Agricultura e Meio Ambiente.