Tempo e frequência

Metrologia Científica de Tempo e Frequência está entre as principais atividades atualmente em desenvolvimento em nossos laboratórios. A área não é somente importante cientificamente, mas estratégica para um país como o Brasil. O desenvolvimento de nossos experimentos tem uma estrutura de apoio para comparação e disseminação das referências de frequência. Estamos também montando um sistema para prover uma escala de tempo local e fazer a ligação entre os padões locais e o Tempo Universal Coordenado (UTC), através de sinal de GPS. Receptores de satélite são comparados com padrões comerciais e experimentais.

Atualmente há dois experimentos desenvolvendo padrões em regime de micro-ondas: Um chafariz atômico e um relógio compacto baseado em átomos frios. Com a chegada de nosso systema de pente de frequências (Menlo), estamos agora aptos a conectar os domínios de micro-ondas e óptico. Desse modo, os experimentos de Sr neutro, íons de Sr e o laser ultra-estável em 1550nm são todos interconectados e ligados ao domínio de RF.

Nosso laboratório está também em curso para se tornar capacitado a contribuir com a formação do UTC(BIPM), através da recepção de sinal de GPS e comparação com os relógios locais.